sábado, 18 de outubro de 2008

Votação, por bairro, dos candidatos à prefeitura de Belém.

Nas eleições do último dia 05, que resultou na seleção de Duciomar Costa (PTB) e José Priante (PMDB) ao segundo turno, o resultado, quando apurado por bairro de Belém, não foi muito diferente do consolidado em todo o município.

Duciomar Costa venceu em 41 bairros ou distritos. Priante venceu em apenas 5, enquanto Mário Cardoso (PT) venceu apenas em duas pequenas ilhas.

Os bairros ou distritos com maior peso eleitoral (Icoaraci, Pedreira, Marco, Guamá, Jurunas, Marambaia e Telégrafo) foram todos favoráveis ao candidato do PTB, que, inclusive, superou seu desempenho global nos bairros da Pedreira (37,67% dos votos válidos), do Marco (40,97%), do Guamá (38,71%) e da Marambaia (39,30%). Já Priante venceu nos bairros mais pobres, mas sem muita expressão eleitoral: Pratinha, Una, Cabanagem, Barreiro e Águas Lindas. Juntos, esses bairros somaram apenas 5.861 votos para Priante, ou apenas 4,24% do total de votos do candidato.

Outro dado que merece destaque é a diferença entre os eleitores aptos e o número de votos válidos. O percentual de votos válidos chegou a 75% do número de eleitores aptos. Isso significa dizer que 1/4 dos eleitores não escolheu nenhum dos candidatos, não tendo comparecido ou votado branco ou nulo. Sem dúvida é um percentual elevado para uma cidade das proporções de Belém, ainda mais considerando a importância do cargo em disputa. Nesse aspecto o destaque negativo ficou para o bairro do Bengui, onde apenas 2/3 dos eleitores votaram em um candidato a prefeito.

Anexo:
Pasta com duas planilhas: Uma com os eleitores aptos e votos válidos por bairro de Belém e outra com a votação dos candidatos à Prefeitura de Belém, por bairro. (www.guiadoeleitor.com.br/download/Belém-Prefeito-2008.xls)

10 comentários:

Edilson Capistrano disse...

Marcelo,

Meu nome é Edilson Capistrano, sou de uma pequena cidade do Ceará chamada Morrinhos e há muito tempo vejo o descaso público assolando minha cidade. Pretendo mudar esse quadro, falando com alguns líderes de partidos locais apresentando-me como volutário para cadidatura a prefeito de Morrinhos. Gostaria de saber do amigo o devo fazer e se há alguma "cartilha" ou normas, manual etc para que possa ser instruido a ser um bom político.
Abraço,
Edilson Capistrano

Macedo disse...

Caro Edilson Capistrano,

Há diversos sites na Internet com cartilhas e manuais sobre como ser um bom administrador público. No entanto, creio, um bom cidadão será, certamente, um bom político, pois, o mais importante são a ética e a boa vontade, o resto se aprende.

Boa sorte,

Macedo

Anônimo disse...

a lei aprovada pelo senado neste ano, que para ser um candidato tem que ter mais de trêz anos de filiação em um partido ja vale para as eleições de 2012?

Macedo disse...

Caro Internauta,

A lei que está em vigor exige prova de filiação partidária de apenas um ano. Não houve mudança desse prazo. Há um projeto de lei (7084/2010) tramitando no Congresso alterando esse prazo, mas ainda não foi transformado em Lei.

castro 2012 disse...

boa noite Marcelo! minha dulvida seria se eu sou filiado em part em municipio posso sair candito em outro sendo no mesmo Estado? se nao o que devo fazer?..

Macedo disse...

Castro,
Você só pode ser candidato no município onde você reside, vota e é filiado a um partido.
Para ser candidato em outro município, primeiro transfira seu título para o município (tem que comprovar vínculo residencial, familiar ou profissional com o mesmo), depois filie-se a um partido nesse município. Tudo isso com mais de um ano antes das eleições em que deseja concorrer.
Um aviso: para 2012, o prazo para filiação partidária encerra-se no início de outubro.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Caro Macedo, fazendo uma pesquisa breve sobre candidaturas, localizei seu blog. Gostaria que tirasse uma dúvida: Sou professor concurssado municipal, Pastor evangélico, Rádialista e penço em candidatar-me a vereador. Tenho que afastar-me de minhas atividades? Caso tenha, eu ficarei recebendo meu salário?
Muito obrigado e parabens pelo seu blog.
Pr. Paulo

dickson disse...

ola amigo Marcedo, estou pensando em sair canidato a vereador aqui na minha cidade, eu tenho uma tv que fucionar via internet, e deixo os videos postado no yuotube, onde eu sou o reporte da tv, gostaria de saber se quando eu sair canidato vou ter que remover os videos do yuotube, desde já muito obrigado

Anônimo disse...

Amigo,quero saber se mim candidatar a vereador em meu municipio,sendo que sou professor em outro?
aguado resposta

Unknown disse...

Boa Noite!
Sou pre-candidato a vereador e fui tirar uma certidao de filiacao e consta assim: O eleitor abaixo esta qualificado ESTA FILIADO EMBORA NAO CONSTE NA RELACAO OFICIAL ENTREGUE PELO PARTIDO. Posso me candidatar a vereador.